O acidente com um balão de ar quente na manhã deste sábado (21), em Praia Grande, no sul de Santa Catarina, deixou pelo menos oito mortos e mobilizou equipes de resgate e segurança na região. A aeronave pegou fogo ainda no ar e caiu em uma área rural da cidade.

Segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, 13 pessoas sobreviveram à queda. As causas do acidente serão investigadas pela Polícia Civil.
O delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel, confirmou as mortes de:
Andrei Gabriel de Melo
Everaldo da Rocha
Fabio Luiz Izycki
Janaina Moreira Soares da Rocha
Juliane Jacinta Sawicki
Leandro Luzzi
Leane Elizabeth Herrmann
Leise Herrmann Parizotto
Hospital Nossa Senhora de Fátima, em Praia Grande, informou, em nota, que recebeu cinco pacientes vítimas do acidente. Entre eles, estão dois homens e três mulheres.
Dois dos feridos tiveram queimaduras leves de segundo grau. Os outros três apresentaram escoriações e queixas de dor por causa do impacto da queda. Nenhum dos sobreviventes sofreu fraturas ou lesões consideradas graves.
Lista completa de tripulantes do balão
Elvis de Bem Crescêncio (piloto)
Leciane Herrmann Parizotto
Thayse Elaine Broedbeck Batista
Marcel Cunha Batista
Claudia Abreu
Rodrigo de Abreu
Victor Hugo Mondini Correa
Laís Campos Paes
Tassiane Francine Alvarenga
Sabrina Patrício de Souza
Fernando da Silva Veronezi
Leonardo Soares Rocha
Leandro Luzzi
Leane Elizabeth Herrmann
Leise Herrmann Parizotto
Everaldo da Rocha
Luana da Rocha
Janaina Moreira Soares da Rocha
Fabio Luiz Izycki
Juliane Jacinta Sawicki
Andrei Gabriel de Melo
O acidente
Imagens que circulam nas redes mostram o começo das chamas. Relatos ainda preliminares dão conta de que, num primeiro momento, a aeronave desceu próxima ao solo e algumas pessoas saltaram, ou caíram, entre elas o piloto. Depois, o balão voltou a subir e foi tomado pelas chamas, caindo de forma brusca, ainda com parte dos ocupantes (veja imagens abaixo).
O delegado-geral da Polícia Civil do Estado de Santa Catarina (PCSC), Ulisses Gabriel, afirmou que as causas do acidente são investigadas. Segundo Gabriel, as principais hipóteses são as condições climáticas adversas — de acordo com ele, ventava bastante na cidade — ou falha humana.
Ouvido pela Rádio Gaúcha, o balonista e presidente da Federação Gaúcha de Balonismo, Rogério Daitx, avaliou, pelas imagens do ocorrido, que o acidente não foi causado pelas condições climáticas. Daitx destacou que vários outros balões voaram em Praia Grande neste sábado e que o vídeo não indica que houvesse ventania. Para o especialista, é possível que tenha havido vazamento do gás que alimenta o maçarico, que faz o balão voar.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) se manifestou, lamentando o ocorrido e prestando solidariedade a amigos e familiares das vítimas. “A Agência está adotando as providências necessárias para averiguação da situação da aeronave e da tripulação”, diz a nota.
Responsável pelo balão, a empresa Sobrevoar Serviços Turísticos divulgou comunicado no qual lamenta o ocorrido e se coloca a disposição dos familiares das vítimas. A prestadora destaca que cumpre as normas da Anac e que o piloto, que “possui ampla experiência”, adotou os procedimentos indicados para tentar salvar todos os passageiros.





















