
Congresso da FETAGRO acontece de 10 a 12 de junho, com cerca de 140 participantes e foco no fortalecimento do sindicalismo de base
De 10 a 12 de junho de 2025, será realizado o IX Congresso da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Rondônia (CONFETAGRO). O evento reunirá cerca de 140 participantes de todo o estado para debater os rumos do sindicalismo rural e propor estratégias para o fortalecimento da agricultura familiar.
Com o tema “Fortalecendo a agricultura familiar pelo Sindicalismo de Base” e o mote inspirado na frase de Dom Antônio Possamai — “Se não fizermos nós, outros farão por nós e contra nós” —, o congresso reafirma o papel político e social dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais na defesa dos direitos dos homens e mulheres do campo, das florestas e das águas.
Em Rondônia, a agricultura familiar representa cerca de 85% das propriedades rurais, com mais de 90 mil estabelecimentos rurais conduzidos por agricultores e agricultoras familiares, de acordo com dados do Censo Agropecuário do IBGE. Essas famílias são as principais responsáveis pela produção de alimentos que abastecem feiras, mercados e escolas, além de cumprirem um papel essencial na geração de empregos, na segurança alimentar,na preservação ambiental e principalmente no fortalecimento da segurança alimentar.
Um espaço de debate e decisões
O IX CONFETAGRO reunirá representantes dos 37 Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs) filiados à FETAGRO e durante os três dias de programação intensa, o congresso debaterá temas fundamentais como:
• Reorganização e fortalecimento dos trabalhos debase;
• Políticas públicas para o campo, florestas e águas de Rondônia;
• Acesso a crédito, assistência técnica e comercialização;
• Participação da juventude, das mulheres e da terceira idade;
• Defesa dos direitos sociais, previdenciários e trabalhistas dos agricultores e agricultoras familiares e trabalhadores/as rurais assalariados/as;
• Resistência a retrocessos e ameaças às conquistas da categoria rural;
Além dos debates, o congresso também será um momento decisivo para a FETAGRO: os delegados e delegadas irão eleger a nova diretoria da federação, que terá a missão de conduzir a luta sindical no quadriênio 2025-2029.
Fortalecer o campo é fortalecer o Brasil
Para a organização do evento, o IX CONFETAGRO será um marco de unidade e renovação da luta sindical rural. “Estamos diante de enormes desafios, mas também de oportunidades. Este congresso será um espaço de construção coletiva, onde mais uma vez, nós agricultores e agricultoras reafirmaremos nossa identidade enquanto sujeitos do campo, das florestas e das águas, reafirmaremos também, enquanto dirigentes e líderessindicais, o nosso compromisso com a base e com a nossa luta por dignidade e valorização da agricultura familiar”, destaca Alessandra Lunas, presidente da federação.
Ao trazer como mote a frase do bispo Dom Antônio Possamai (in memorian) — referência histórica na defesa dos povos do campo, das florestas e das águas em Rondônia —, o congresso convoca os trabalhadores e trabalhadoras rurais à ação coletiva e consciente.
“Se não fizermos nós, outros farão por nós e contra nós.”
Essa é a chamada para que nossos agricultores e agricultoras familiares continuem a fortalecer os Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, e consequentemente todo o sistema confederativo, que sãoum instrumento de resistência, transformação e justiça social para a categoria.
Por Wilians Santana/Comunicação FETAGRO





















