A rodovia que liga Ji-Paraná (RO) a Rondolândia (MT) está sem condições de passagem de veículos pesados e isso vem causando prejuízos para os produtores rurais do Projeto Riachuelo, local com grande concentração de pecuária de corte e leite. A RO-472, conhecida também como Linha 94, seria ainda, opção para encurtar o caminho até a BR-364 para o escoamento de grãos produzidos no norte mato-grossense.
São aproximadamente 74 km de extensão até a fronteira do Mato Grosso onde liga com a com a rodovia MT-313. Os primeiros 48 km sempre recebem manutenção. Após essa extensão, a estrada apresenta situação de risco porque a manutenção da via é precária e as pontes são antigas e abaladas.
Trechos da estrada estão com pontos de atoleiros que complicam o tráfego de veículos. A pior situação está nas pontes de madeira que já não suportam mais a passagem de veículos de carga. A maior delas é a ponte sobre o rio Riachuelo que tem o vão longo e a estrutura está completamente comprometida. Até a passagem de veículos leves é arriscada porque além da estrutura de base, a parte de tabuleiro de passagem está com o madeiramento quebrado.
Produtores rurais reclamam que estão tendo prejuízos. A venda de leite está sendo feita para laticínios do Mato Grosso ou de Espigão do Oeste (RO), e, pela distância, o custo de frente interfere no lucro. A venda de gado que é a principal fonte de receita também é afetada, pois as pontes de madeira em situação precárias, já não suportam o peso. O mesmo ocorre com a venda de peixes que depende da entrada de caminhão tipo frigorifico.
Essa demanda é antiga e causa descontentamento aos produtores que esperam por soluções. Outra opção para escoamento é a rodovia RO-133 (Linha 86) que também não oferece boa estrutura além de aumentar o percurso. Outro pedido é que os pontilhões de madeira sejam substituídos por tubos, garantindo maior segurança para o transporte pesado.
O que diz o DER?
Através da assessoria, o Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER) informou que tem conhecimento que a ponte sobre o rio Riachuelo está com passagem parcial. Disse também que, “o DER já está mobilizando uma equipe para fazer a manutenção para liberação total”. Outra informação repassada pela assessoria do DER é que, “o processo para contratação de uma empresa que vai construir a nova ponte de concreto está em andamento para a licitação”. Ainda sobre a RO-472, o DER informou que parte da estrada é de responsabilidade do Município de Ji-Paraná.






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