A licitação da BR-364, marcada para o próximo dia 27 de fevereiro, representa um marco histórico para Rondônia e para o Brasil. Esta será a primeira rodovia federal do estado a ser concedida à iniciativa privada, com um projeto que prevê R$ 10,226 bilhões em investimentos ao longo de 30 anos. Batizada de “Rota Agro Norte”, a iniciativa visa modernizar essa via estratégica, que conecta o oeste do Mato Grosso a Rondônia e ao Acre, impulsionando o escoamento da produção agropecuária.
Impactos Positivos da Concessão
A BR-364 é um dos principais corredores logísticos do Brasil, fundamental para o transporte de grãos, como a soja, até os portos da Região Norte, de onde seguem para o mercado internacional. Com a concessão, estão previstas melhorias significativas, como:
✅ Duplicação de trechos e construção de faixas adicionais para aumentar a fluidez do tráfego;
✅ Redução dos custos logísticos e maior competitividade para os produtores;
✅ Geração de quase 95 mil empregos diretos e indiretos, aquecendo a economia local;
✅ Melhoria da segurança viária, reduzindo acidentes em uma das rodovias mais perigosas do país.
Desafios e Possíveis Impactos Negativos
Apesar dos avanços prometidos, a concessão também traz desafios que precisam ser considerados:
🔴 Custo dos pedágios: Estimativas indicam que um automóvel pagará R$ 112,50 no trajeto completo, enquanto caminhões e bitrem poderão desembolsar até R$ 2 mil por viagem de ida e volta. Para os produtores rurais, isso representa um aumento de quase 2% no frete por saca de soja, afetando a competitividade do setor.
🔴 Garantia da qualidade das obras: O Sistema Federação da Agricultura e Pecuária de Rondônia (Faperon) alerta para a necessidade de fiscalização rigorosa. Experiências anteriores mostram que, sem um controle eficiente, promessas podem não ser cumpridas à risca.
🔴 Impacto social: A BR-364 não é apenas uma via de escoamento de mercadorias, mas também uma estrada essencial para comunidades locais. O aumento do custo de pedágio pode limitar o acesso de pequenos produtores e moradores, prejudicando a mobilidade e o desenvolvimento regional.
Possíveis Alternativas e Caminhos
Para garantir que os benefícios da concessão superem seus desafios, algumas soluções podem ser adotadas:
➡️ Subsídios para pequenos produtores e moradores locais, reduzindo o impacto econômico dos pedágios;
➡️ Fiscalização eficiente para assegurar que as melhorias prometidas sejam cumpridas nos prazos estabelecidos;
➡️ Diálogo aberto com a sociedade, garantindo transparência no processo e levando em conta as demandas dos usuários da rodovia.
A concessão da BR-364 é um passo significativo para a infraestrutura de Rondônia, mas exige um planejamento cuidadoso e um compromisso firme com a transparência e o bem-estar da população. O sucesso desse projeto dependerá de um equilíbrio entre investimento privado, fiscalização pública e diálogo com os setores envolvidos.
POR: POVO EM ALERTA