Sinsemuc participa da abertura do ano letivo e reforça pautas dos servidores da educação em Cacoal


Nos dias 5 e 6 de fevereiro, a direção do Sindicato dos Servidores Municipais de Cacoal (SINSEMUC) marcou presença na abertura do ano letivo promovida pela Secretaria Municipal de Educação na Câmara Municipal. O evento ocorreu em três momentos distintos, reunindo diferentes categorias de servidores da educação.

No dia 5, o encontro foi voltado aos professores do segundo ciclo do ensino fundamental, que atuam do 6º ao 9º ano. Já no dia 6, pela manhã, participaram servidores de apoio, incluindo merendeiras, zeladores, cozinheiras, secretários e vigilantes. No período da tarde, o evento foi dedicado aos professores e supervisores da educação infantil, bem como aos diretores, que estiveram presentes nos dois turnos.

Durante sua fala, o presidente do SINSEMUC, Fernando Neves, agradeceu a confiança depositada na diretoria do sindicato para mais um mandato de quatro anos, reafirmando o compromisso de representar as demandas e pautas dos servidores junto à administração municipal. Ele também parabenizou a nova secretária de Educação, Márcia Antunes, desejando-lhe sucesso à frente da pasta, que é responsável por um grande contingente de servidores e pelo maior orçamento municipal. Além disso, Fernando Neves destacou a importância da manutenção do diálogo entre o sindicato e a gestão municipal para avançar no reconhecimento e na valorização dos servidores.

Reivindicações e compromissos assumidos
Na ocasião, Fernando Neves cobrou o cumprimento da Lei Federal 1738/2008, e portaria interministerial que determina a atualização do piso nacional do magistério em 6,27% retroativo a janeiro de 2024. Ele destacou que o sindicato já protocolou ofícios solicitando a implementação do reajuste e aguarda a resposta da administração sobre o impacto financeiro.

Outras pautas apresentadas incluíram a revisão do auxílio-alimentação, que atualmente posiciona Cacoal entre os municípios com os menores benefícios no estado. O SINSEMUC defende a equiparação do valor do benefício ao que é pago pela Câmara Municipal, de R$ 1.200.

Fernando Neves também ressaltou a necessidade de correção do salário base dos servidores, que atualmente recebem valores inferiores ao salário mínimo. Um ofício já foi protocolado junto ao Executivo, solicitando a recomposição das perdas inflacionária em 38,9% garantindo assim a dignidade aos servidores

Conquistas recentes e avanços no diálogo
Entre as conquistas recentes intermediadas pelo SINSEMUC, Fernando Neves destacou o pagamento da licença-prêmio, beneficiando mais de 300 servidores em janeiro, com previsão de novos pagamentos em fevereiro. Ele também parabenizou a secretária Márcia Antunes pelo avanço na concessão do adicional de insalubridade, que passou a incluir cuidadores da rede municipal com 20% e ampliou de 20% para 40% o benefício concedido aos zeladores.

Prefeito reforça compromisso com os servidores
Em sua participação no evento, o prefeito Adailton Fúria se comprometeu a implementar o reajuste do piso dos professores, garantindo os 6,27% retroativos a janeiro. O anúncio foi recebido com entusiasmo pelos servidores presentes. Além disso, Fúria afirmou que buscará soluções para eliminar o complemento salarial dos servidores de apoio da educação, garantindo a adequação salarial.

Ao final do evento, Fernando Neves desejou um bom retorno ao ano letivo a todos os profissionais da educação, reforçando a importância do comprometimento e dedicação dos servidores para o sucesso da rede municipal de ensino, que atende mais de 8.000 alunos.

SINSEMUC EM DEFESA DOS DIREITOS DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE CACOAL!

+ Notícias

Polícia prende suspeito de assassinar sobrinho de ex-vereadora em Vilhena, RO

A Polícia Civil prendeu, na quinta-feira (23), o suspeito de matar Flávio Rodrigo Mendes, sobrinho de uma ex-vereadora, em...

PM apreende arma de fogo e conduz suspeito à Unisp, em distrito de Chupinguaia

Na tarde de terça-feira, 21 de janeiro, policiais do 3º Batalhão de Polícia Militar apreenderam uma arma de fogo...

PF cumpre mandado de busca e apreensão para apurar suposto crime de peculato em Rondônia

A Polícia Federal cumpriu, nesta quinta-feira (23/1), em Porto Velho/RO, um mandado de busca e apreensão, expedido pela Justiça...
- Advertisement -

- Advertisement -
- Advertisement -

Veja outras notícias aqui ▼

- Advertisement -