Suspensa há quase três meses, a oferta de passagens pelo programa Tratamento Fora de Domicílio (TFD), beneficiando pacientes e acompanhantes do município de Ji-Paraná, voltou a ser ofertada a partir deste sábado (25/1/25). O anúncio foi feito pelo prefeito Affonso Cândido via suas redes sociais.
De acordo com o chefe do Poder Executivo, o serviço, totalmente gratuito e garantido por Lei, não era oferecido aos seus usuários desde o início do mês de novembro do ano passado, por falta de pagamento e sem qualquer explicação por parte da administração anterior. “Esse retorno é um ato de Justiça” comentou Affonso Candido.
Ainda segundo o prefeito, mesmo quando estava liberada, a passagem via TFD somente era autorizada para o paciente, enquanto que o acompanhante era obrigado a comprar com o seu próprio recurso. No início do ano, logo após a sua posse, foi feita uma parceria com a Secretaria de Saúde de Cacoal, conseguindo autorização para que os pacientes de Ji-Paraná pudessem utilizar o veículo daquela cidade.
Para o Secretário de Saúde de Ji-Paraná, Cristiano Ramos, atualmente, aproximadamente 800 pessoas, entre pacientes e acompanhantes, estariam aptas a ter o benefício via TFD. Ele garante que muito em breve toda a situação estará 100% regularizada. “O prefeito Affonso Cândido, neste momento, corrige um erro humanitário e valoriza a vida e o bem-estar de todos”, comentou. A maioria dos pacientes de Ji-Paraná que precisam de passagem via TFD (Tratamento Fora de Domicílio), realizam seus tratamentos nas cidades de Porto Velho e Cacoal.
J Nogueira/PortalSGC