O Instituto Kaleo localizado na região do primeiro distrito de Ji-Paraná iniciou no mês de agosto deste ano, mais uma ação que tem o objetivo de contribuir para a qualificação profissional de jovens adolescentes do município. Trata-se do curso de Empreendedorismo Social já na sua 7ª turma com 30 participantes com idade entre 13 e 17 anos, oriundos de famílias em situação de vulnerabilidade.
O Instituto é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, existente há cinco anos no desenvolvimento humano, sendo o pioneiro de Rondônia a criar a primeira Escola de Empreendedorismo Social do Estado. De acordo com o professor Diógenes Oliveira o programa combina aulas teóricas e oficinas práticas para capacitar adolescentes e jovens, proporcionando ferramentas para o desenvolvimento de startups e outras iniciativas empreendedoras.
Ainda no decorrer do curso, os alunos participam de oficinas como panificação, horta, administração e da fábrica de fraldas descartáveis do instituto, que também serve como exemplo de empreendedorismo, com a sua produção sendo doada para o Centro de Acolhimento do município. Além da parte prática, também existem treinamentos em informática com desafios em cada aula, a fim de criar soluções inovadoras para problemas reais.
Ao final do curso, alguns produtos desenvolvidos pelos alunos são comercializados no Feirão do Produtor, permitindo a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. Ao término do curso, os alunos são indicados para trabalhar em cooperativas e empresas locais, alguns são contratados pelo próprio Instituto Kaleo.
J Nogueira/PortalSGC