Banner


Banner


Banner


Banner


Banner


Banner


Anúncio

Sábado, 23 de novembro de 2024, às 17:48:02 - Email: [email protected] - Tel: 69 9 9284-5099



Prefeitura amplia cadastros de agricultores para o PAA 2024

Banner

Leia também

Ação vai contemplar mais de 60 produtores da Agricultura Familiar

Com o objetivo de beneficiar agricultores e instituições, a Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri), estará lançando nesta sexta-feira (2), o Programa de Aquisição de Alimentos 2024 (PAA). O orçamento inicial é de R$121 mil, que vai contemplar numa primeira demanda 80 famílias com o benefício.

Além dos 121 mil reais garantidos do convênio com o Governo Federal para ao PAA, a Semagri disponibiliza ainda para este ano com recurso na ordem de R$ 440.000,00, sendo 400 mil de emenda parlamentar da deputada estadual Claudia de Jesus (PT), solicitados pela Vereadora Vera Márcia (PT), mais 40 mil de contrapartida do município.

Conforme a secretária da Semagri, Jucelia Dalapicolla, trata-se de uma ação do governo federal para a inclusão produtiva rural das famílias mais pobres. O recurso será direcionado a produção dos agricultores, além de fomentar a economia da cidade.”O objetivo do PAA, é garantir que os agricultores tenham ajuda de custo para o plantio, gerando incentivo aos familiares”, informou.

Morador da R)-135, km-6, o produtor rural Henrique Garcia, que cultiva diversidade em sua propriedade e pela primeira vez participa do PAA, a sua inclusão representa a venda de parte de sua produção. “O programa nos dá garantia para a comercialização mais rápida de nossos produtos”, argumentou.

Para a Engenheira Agrônoma Edilene Maria, a participação da Emater-RO no PAA Federal é prestar assistência técnica ao produtor lá no campo, orientando para que ele produza e tenha os produtos para fornecer ao programa, e também na emissão da Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), documento que os deixam aptos a participarem do programa.

O PAA também contribui para a constituição de estoques públicos de alimentos produzidos por agricultores familiares e para a formação de estoques pelas organizações da agricultura familiar. Além disso, o programa promove o abastecimento alimentar por meio de compras governamentais de alimentos; fortalece circuitos locais e regionais e redes de comercialização; valoriza a biodiversidade e a produção orgânica e agroecológica de alimentos; incentiva hábitos alimentares saudáveis e estimula o cooperativismo e o associativismo.


Texto: Chico Limeira
Fotos: Chico Limeira

Destaques

Adolescente mata padrasto a pauladas para defender mãe e irmãs

Um homem de 42 anos, identificado como Claudinei do Nascimento, foi assassinado com um golpe de madeira na cabeça...
Pular para a barra de ferramentas