O consumo de podcasts cresceu e a saúde não poderia ficar de lado nas dicas
Um conteúdo com formato de rádio, mas com toda a versatilidade que a internet pode proporcionar, para escutar quando e onde quiser. Basicamente, essa é a definição de um podcast, ferramenta de criação e divulgação de conteúdo que se popularizou nas plataformas de streamings.
Hoje, é possível encontrar programas de podcasts especializados em diversos assuntos, inclusive em saúde física e mental. Esse tipo de conteúdo faz sucesso não só por sua praticidade, mas também porque funciona como uma verdadeira ferramenta de ensino.
Para comprovar essa afirmação, basta observar os dados desse segmento e conhecer alguns podcasts famosos sobre saúde e medicina que levam informação de qualidade para milhares de brasileiros.
O sucesso dos podcasts
Esse modelo de produção e consumo de conteúdo chegou ao mercado em meados dos anos 2000, mas fez sua estreia no Brasil apenas em 2004. Porém, o recorde de acesso a esse tipo de conteúdo só aconteceu recentemente. Os dados indicam que a telemedicina não foi a única ferramenta que fez sucesso durante a pandemia.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Globo em parceria com o Ibope, 57% dos entrevistados aumentaram o consumo de programas em formato digital durante a pandemia de COVID-19.
O fenômeno também pode explicar o aumento de usuários registrados pelo Spotify, maior plataforma de streaming do mundo, nesse período.
Segundo o relatório trimestral da empresa, houve um crescimento de 30% no número de novos usuários apenas em 2020. A título de comparação, esse número cresceu apenas 19% no primeiro trimestre de 2022.
Hoje, o Spotify conta com mais de 1,5 milhões de programas de podcast hospedados em sua plataforma, o que representa quase 21% do seu conteúdo.
Além da facilidade e praticidade de acesso a esse tipo de conteúdo, o podcast também faz sucesso por permitir a abordagem dos mais variados assuntos, como esportes, política e até saúde física e mental.
Por que ouvir podcasts sobre saúde?
O interesse em debates, entrevistas e explicações relacionadas a medicina, biomedicina, saúde mental e ciência também cresceu durante a pandemia e influenciou o mundo dos podcasts.
Além da variedade de temas que podem ser abordados nesse formato, a praticidade e eficiência de produção e consumo de conteúdo também atraiu a atenção das pessoas, que se transformaram em ouvintes assíduos. E a tendência é que essa adesão aos programas de áudio em formato digital só cresça.
Afinal, a grande vantagem de consumir podcast é se manter informado e atualizado a qualquer hora e lugar, inclusive durante a execução de outras atividades, como lavar a louça, dirigir, limpar a casa e até malhar.
Por isso, hoje é possível encontrar podcasts sobre saúde que abordam temas voltados para diferentes públicos. Os profissionais de saúde, por exemplo, podem escutar programas que abordam assuntos mais técnicos, que o ajudam a se atualizar sobre as novidades do mundo médico.
Já o público leigo, que não trabalha na área da saúde, mas tem interesse em informações no tema, tem acesso a um conteúdo detalhado e explicativo produzido de forma didática por profissionais de várias áreas.
Ou seja, não importa qual área da saúde te interessa, todos podem encontrar podcasts confiáveis para melhorar sua formação profissional ou sua saúde física e mental.
5 podcasts famosos sobre saúde que você precisa conhecer
Confira abaixo algumas dicas de podcasts sobre saúde que podem ajudar tanto os profissionais da área, quanto os leigos que se interessam pelo assunto.
1- Biomedcast
Criado em 2014, o Biomedcast é considerado um dos podcasts sobre saúde mais antigos do Brasil. Apesar do nome, ele não só discute temas relacionados à biomedicina, mas também à ciência e saúde em geral.
Mas o que realmente chama a atenção é a forma dinâmica e informativa que os profissionais debatem os temas.
Graças a sua abordagem didática, o Biomedcast continua fazendo sucesso e já conta com mais de 100 episódios disponíveis em várias plataformas de streamings.
2- Medcast
O Medcast é outro podcast sobre saúde antigo e muito popular na área da medicina. Ele conta com mais de 180 episódios que tratam de temas focados em carreira médica, abordagens clínicas, marketing na área da saúde e desenvolvimento profissional.
Por isso, profissionais e estudantes da área têm acesso a um conteúdo rico e de qualidade para aprofundar seus conhecimentos.
3- A gente e a mente
Como o próprio nome indica, o podcast “A gente e a mente” explora temas relacionados à saúde mental e ajuda o ouvinte a desvendar os mistérios da mente humana.
Em episódios semanais, são debatidos diversos assuntos de um jeito leve e descontraído, mas sem deixar de lado as evidências científicas.
Vale lembrar que esse podcast é produzido pelo psiquiatra César de Moraes e por seu filho, o produtor Lucas Kahanek.
4- DrauzioCast
Considerado um dos médicos mais famosos do país, o renomado oncologista Dr. Drauzio Varella também criou seu próprio podcast.
Em programas curtos, o médico explica de forma breve e didática informações relacionadas à saúde física e mental, como câncer, tabagismo, ansiedade, depressão, entre outras questões.
O médico também explica assuntos relacionados à saúde que estão em alta, orientando os ouvintes sobre como se prevenir e o que fazer em diversas situações.
Por isso, quem escuta esse e outros podcasts sobre saúde têm mais chance de se manter atualizado e evitar a propagação de informações falsas.
5 – Bem-estar
O Bem Estar é o podcast de Saúde da TV Globo. Apresentado pela jornalista Michelle Loreto, o programa tem o intuito de promover um debate sobre os assuntos mais importantes do dia quando o assunto é saúde e qualidade de vida, trazendo sempre a fala de especialistas que, de um jeito único, conseguem informar a população de forma leve. O programa vai ao ar toda quarta-feira pelo G1 e nas principais plataformas de áudio.
Na era da informação, uma coisa é fato: hoje em dia existem diversas opções de conteúdos sobre saúde a serem consultados na rede. No entanto, é preciso ter cuidado com a fonte e, por conseguinte, com o embasamento que esses materiais trazem. Como diria o velho ditado “nem tudo que reluz é ouro…”