
O governo federal assinou nesta semana um acordo de cooperação com a China para estudar a viabilidade de uma ferrovia que ligará o Brasil ao Oceano Pacífico, passando por Rondônia e encurtando o caminho das exportações brasileiras para a Ásia.
O projeto prevê que a ferrovia partirá da Bahia, atravessando os estados de Goiás, Mato Grosso, Rondônia e Acre, até alcançar o porto de Chancay, no Peru — que foi recentemente inaugurado com financiamento chinês. A iniciativa tem como objetivo principal reduzir o tempo de transporte de cargas entre os dois continentes, de 40 para até 28 dias, além de diminuir custos logísticos.
Rondônia ganha protagonismo no plano, já que será um dos principais corredores de passagem da nova rota ferroviária, conectando o agronegócio do Centro-Oeste e do Norte ao Pacífico. A inclusão do estado no traçado é estratégica para escoar a produção agrícola e fortalecer a infraestrutura logística da região.
O memorando de entendimento foi assinado pela empresa pública Infra S.A., ligada ao Ministério dos Transportes, e pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Econômico China Railway. O acordo, com validade inicial de cinco anos, visa promover estudos técnicos conjuntos que envolvem ferrovias, hidrovias e rodovias, com foco na intermodalidade e sustentabilidade ambiental, social e econômica.
Para o governo federal, a ferrovia representa um avanço estratégico nas relações comerciais com a China, que já é o principal parceiro econômico do Brasil, e um impulso para a integração sul-americana. A expectativa é que os estudos avancem nos próximos anos, viabilizando o início das obras.
Além do potencial de desenvolvimento econômico, a ferrovia deve contribuir com a geração de empregos e a modernização da infraestrutura de transporte em Rondônia, impulsionando o crescimento de cidades ao longo do traçado.
Por: John Calado / Povo em Alerta





















