25 de junho de 2026 | Email: [email protected] | Telefone: (69)992845099 | Local: Rondônia



Logo Lamar
Prefeitura de Ji-Paraná

25 de junho de 2026 | Email: [email protected] | Telefone: (69)992845099 | Local: Rondônia

Governo de Rondônia acolhe proposta de Cláudia de Jesus sobre servidores da Caerd

Medida visa preservar empregos e conhecimento técnico em meio à possível privatização.

A proposta de aproveitamento dos empregados celetistas da Companhia de Águas e Esgotos do Estado de Rondônia (Caerd) nos quadros da administração pública estadual, feita pela deputada Cláudia de Jesus (PT), recebeu resposta positiva da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e da própria companhia.

- Advertisement -

O encaminhamento foi resultado de uma articulação feita pela parlamentar junto ao vice-governador Sérgio Gonçalves, titular da Sedec, e à diretoria do Sindicato dos Urbanitários de Rondônia (Sindur). Cláudia de Jesus também defendeu o tema durante sessão da Assembleia Legislativa e formalizou a proposta por meio de uma indicação.

A medida sugerida prevê a edição de um decreto estadual que autorize, em caráter excepcional e transitório, a cessão voluntária de empregados da Caerd para outros órgãos da administração estadual, com a manutenção do vínculo celetista e observância de critérios de compatibilidade de funções.

“Essa medida é fundamental para garantir que os trabalhadores que dedicaram anos de serviço ao órgão não sejam simplesmente descartados. Estamos falando de conhecimento técnico, de pessoas que podem continuar contribuindo com o Estado”, afirmou Cláudia de Jesus.

Amparo legal

A proposta, segundo a deputada, está amparada na Lei Estadual nº 5.373/2022 e em experiências anteriores, como a de aproveitamento de profissionais da Emater. A própria Caerd reconheceu, em ofício, que a proposta está alinhada com as preocupações internas da companhia, especialmente diante da consulta pública já aberta sobre a concessão dos serviços de saneamento.

Em sua manifestação oficial, a Sedec reiterou o compromisso do governo em buscar soluções que assegurem a estabilidade e a valorização dos servidores, reconhecendo que o aproveitamento desses profissionais pode fortalecer o quadro técnico da administração pública estadual. A discussão sobre o futuro dos trabalhadores da Caerd deverá avançar nas próximas semanas, com a análise jurídica da proposta pela Procuradoria Geral do Estado.

Cristiane Abreu – Jornalista – Assessoria parlamentar.

Mais notícias sobre cidades de Rondônia






Marcha para Jesus e show de Fernandinho reúnem cerca de 9 mil pessoas no Beira Rio Cultural

A fé, a união e o louvor marcaram a noite de segunda-feira (22) em Ji-Paraná durante a realização da Marcha para Jesus e...

Com recurso destinado pelo deputado Cássio Gois, bairro Planalto conquista implantação de sistema de água após mais de 10 anos de espera

Moradores do bairro Planalto vivem um momento histórico com a assinatura da ordem de serviço para implantação do sistema de abastecimento de água na...

Decisão judicial mantém direito de greve e determina funcionamento mínimo das atividades

O Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil do Estado de Rondônia (STICCERO) informa à categoria e à sociedade que o Tribunal Regional...
Pular para a barra de ferramentas